14.8.05

Preto e branco ou arco-íris? -

Cada um vê o mundo de uma forma. Ninguém vê as cores da mesma maneira. Ninguém percebe os mesmos detalhes e objetos quando chega num ambiente. Lembra que quando você era criança tudo parecia enorme? Hoje você volta ao mesmo lugar e vê tudo menor, mais simples.

Agora imagine nas questões subjetivas da vida. Cada ser humano recebeu uma educação familiar diferente, estudou em lugares diferentes, cresceu em culturas diferentes, aprendeu a ver o mundo com olhos únicos e conceitos particulares. Isso sem contar a personalidade de cada um! Uma situação que leva, invariavelmente, a modos de vida exclusivos e percepções diferenciadas.

A convivência em grupo é um eterno jogo de opiniões, julgamentos, concordâncias ou discordâncias.

Há aquelas pessoas pessimistas, que parecem ver o mundo em preto e branco, ou é oito ou oitenta. Pessoas que sempre vêem o copo meio vazio; que buscam o pior em cada situação; que reclamam constantemente de tudo. Mas também há aquelas que percebem os dias com todos os matizes infinitos que vão do vermelho ao violeta do arco-íris. Pessoas sorridentes, de bem com a vida, que buscam o melhor e sempre dão aquele incentivo quando mais precisamos. Em que grupo você se encaixa?

Claro que existe o meio termo, e que, até as mais otimistas, têm dias ruins. Mas a dificuldade consiste em conviver com as diferenças e ser tolerante para com aqueles que ainda não percebem a magia das cores da vida.

Ter compaixão, compreender o outro, saber calar, saber ouvir, são qualidades essenciais nos dias de hoje – e sempre! Qualidades a serem cultivadas por nós; a serem aprendidas e ensinadas.

Saibamos ver a graça do dia. Saibamos entender as diferenças gigantescas existentes entre cada um de nós. Saibamos olhar o outro e percebê-lo como alguém que sofre e batalha como nós. Saibamos nos colocar no lugar do outro e perceber como ele olha a vida.

Colocando as diferenças de lado, conseguimos conviver em harmonia. Conseguimos entender um pouquinho do que significa essa palavra tão desejada chamada felicidade.

Nenhum comentário: