7.8.05

Solidão... Ah! Solidão! -

Você já se sentiu sozinho? Claro. Acho que todo mundo, pelo menos alguma vez na vida, já se sentiu sozinho. Mas tem gente que passa por momentos maiores de solidão. Momentos em que um enorme vazio parece tomar conta do peito e em que a tristeza é inevitável. Os motivos podem ser os mais variados: a perda de alguém, a distância, a inadequação a situações e amizades, ou a falta de um companheiro.

Aí, saber lidar com a solidão é o mais importante. Seja buscar os colegas e amigos; sair da rotina; abrir o coração!

Nenhuma solidão é eterna, afinal, nunca estamos realmente e completamente sozinhos. Vivemos em sociedade e convivemos com dezenas de pessoas diariamente. Claro que, muitas vezes, os colegas de trabalho não vão suprir a solidão, até porque a conversa no trabalho pode ser só sobre trabalho. E talvez nem os amigos resolvam o problema, pois o sentimento que se tem deseja um “algo a mais”, que não pode ser suprido com um bate-papo de bar ou uma simples conversa. Mas essas são situações que ajudam a fugir da solidão, a driblá-la.

Acredito que estar aberto ao mundo, ter objetivos e, o mais importante, ter paciência, são as soluções mais imediatas à solidão. Chorar faz parte. Desejar faz parte. Se isolar (por alguns momentos apenas!) faz parte. Mas o melhor ainda é descobrir que fatos, atitudes, distanciamentos, prioridades, levaram a esta situação de solidão.

Qualquer médico inteligente diz: “não adianta tratar os sintomas, precisamos descobrir as causas”. Acho que neste ponto é que começamos a lidar corretamente com a solidão – descobrindo a sua causa! E, a partir daí, fazer diferente, buscar o que se deixou de lado, ir atrás do que lhe fará feliz.

Eu tenho certeza de que a felicidade depende essencialmente de nós mesmos. Se a solidão é causada pela falta de alguém, podemos ir atrás desse “alguém”, ou então ter paciência e estar pronto para quando ele chegar. E estar pronto significa se amar em primeiro lugar; significa ter expectativas realistas quanto a alguém que realmente vá combinar com você.

Eu acredito que a solidão também seja uma fase de amadurecimento, em que aprendemos a nos valorizar e a compreender e respeitar o outro. Imagine aparecer um verdadeiro príncipe encantado (ou princesa, claro!) e você não estar preparado pra ele? Isso acontece mais do que você imagina. Pessoas maravilhosas cruzam nossos caminhos e as deixamos passar sem nem perceber o que poderíamos ter tido.

É por isso que acredito que a felicidade dependa, em primeiro lugar, de nós. O outro só vai completar e ser mais uma parte de nossas vidas, entre trabalho, religião, família, amigos, lazer. A solidão muitas vezes é uma fase de preparação. No caso de uma perda, ela é uma fase de transformação e aprimoramento. Mas sempre é amadurecimento. Acreditar nisso, faz a dor ser menor; faz termos esperança de que o amanhã será melhor. Ser feliz depende de uma mudança na forma de ver o mundo. Afinal, a felicidade começa dentro de nós mesmos...

Nenhum comentário: