20.3.06

Presentes da vida –

Alguma vez você já recebeu um presente da vida? Talvez um tempo longe da correria do dia-a-dia, ou alguém que lhe ensinou uma nova maneira de ver e encarar os problemas?

Acho que somos presenteados cotidianamente. Um belo pôr do sol, uma brisa suave, uma conversa amiga que nos dá esperança e traz alegria, o perfume gostoso que faz relembrar o passado, o sorriso discreto no elevador, a risada ingênua de uma criança. Esses são só alguns dos pequenos presentes que recebemos, mas será que nos damos conta deles?

Algumas vezes, a vida resolve nos dar algo maior. Talvez algo que tenha começo, meio e fim, como uma caixa de bombons – você se delicia com cada mordida, cada pedaço, mas sabe que logo a caixa vai acabar. Um exemplo? Uma viagem. Nela você esquece os problemas do trabalho, os medos, os bloqueios; descobre-se, percebe o que gosta e o que não gosta de fazer; vê coisas diferentes, pessoas diferentes, atitudes diferentes; analisa-se, revê conceitos, muda padrões. Nela você relaxa, descansa, desestressa; curte momentos de alegria, bem estar, saúde; janta em lugares perfeitos, acorda no meio da manhã, dorme ao nascer do sol. Nela você encontra uma deliciosa paixão; recebe carinho, atenção, cuidado; tem prazer, muito prazer – na cama, nos passeios, na troca de olhares. Nela você tem tudo o que não tinha na vida “normal”.

Mas é só uma viagem. Uma fuga na linha do tempo, como uma dimensão paralela. Você aprende, descobre que a vida pode ser maravilhosa. O tempo passa, mas logo você tem que retornar à sua dimensão, à sua “vida real”. Você volta diferente. Com novos significantes e significados. Provavelmente, com novas decisões, novas posturas. Mas a vida, por mais que você tenha mudado, não vai mudar tanto assim. Afinal, nem tudo depende só da nossa vontade e das nossas decisões.

Então, será que esse “presente” vale a pena? Acho que sim. Talvez seja mais que uma caixa de bombons. Talvez seja o primeiro pedaço de uma barra de chocolate. A vida lhe dá uma prova, um gostinho, do que você pode ter se lutar e fizer diferente. O presente significa mudança, aprendizado. O resto da barra de chocolate terá que ser conquistado por você. Como? Dizem que “a vida se faz ao caminhar”. As novas decisões, posturas e sentimentos apreendidos farão você dar mais valor a cada momento da sua vida. Aqueles “pequenos presentes” poderão ser percebidos mais facilmente. Os pequenos gestos poderão ser entendidos em toda a sua plenitude.

Os tipos de presentes que a vida pode nos dar são muitos. Claro que os melhores são os que vêm para ficar: os grandes amores, o bom emprego, uma querida amizade, a viagem da qual não se precisa voltar.

Mas acho que, independente do tipo e da duração dos presentes, eles são gigantescas fontes de felicidade. Saiba percebê-los e aproveitá-los. Cada momento é único. E o que sentirmos em cada um deles ficará para sempre em nossos corações e em nossa memória.

2 comentários:

Anônimo disse...

Simplismente adorei.Vc eh demais.
Tava precisando ve o q a vida anda me presenteando,depois dessa crônica pude analizar melhor.
Te adoro mto!!!
Bjaum Shélli

Anônimo disse...

Achei maravilhosa esta crônica amiga , é bom saber que a gente pode contar contigo sempre pra nos mostrar o que a gente anda esquecendo muito : ser feliz !
Obrigado pela conversa do nosso último encontro , vou seguir teus conselhos , tá !
Tenha uma ótima semana !
Bjsss de uma amiga que te adora !