10.3.06

Sem vergonha de ser feliz -

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz (...)". A música que marcou gerações e que ainda serve de hino para muitos talvez tenha sido a inspiração deste blog. Você tem vergonha de ser feliz? Você tem medo de ser feliz? E sempre achei que a resposta óbvia era não. Por que ter vergonha, ou medo, de ser feliz? Muitos têm.

Você acha que não? Mas quando deixamos de fazer algo que queremos muito porque é considerado errado para alguém, ou porque vai contra alguma "norma social", não estamos abdicando de um momento de felicidade por medo? É! Medo! Medo de não ser aceito; medo de não ser - ou deixar de ser - respeitado; medo de não ser amado; medo de não estar "de acordo". Ou vergonha. Vergonha das próprias necessidades, dos próprios sonhos, dos próprios desejos.

Para fazermos aquilo que nossos coraçõess pedem precisamos nos sentir livres, precisamos nos aceitar.

Claro que podemos deixar de fazer algo por respeito a um companheiro, um familiar, ou um amigo. Você abdica de algo para o bem da relação - o seu bem e o do outro. Mas lembre-se: sem deixar as suas verdades de lado.

Uma frase bem conhecida, cujo autor desconheço, diz: "viva a vida como um cavalo no 7 de setembro, cagando, andando e sendo aplaudido". E não é? São seus pais que vão construir a SUA vida para você? É o vizinho que "lava suas cuecas"? É seu professor que vai trabalhar e crescer na carreira por você? Ou é seu amigo que vai conquistar a companheira dos seus sonhos em seu lugar?

Hoje vou me dar ao luxo de escrever pouco e transcrever muito. Afinal, há tantas pessoas que sabem imensamente mais do que eu. Olha! Esse poderia ser um motivo para eu ter medo, ou vergonha, e deixar de escrever. Mas eu deixaria de fazer algo que me faz feliz porque alguém poderia me criticar? Critiquem! Assim você me ajuda a crescer, aprender e ser ainda mais feliz!

Vamos à transcrição da música:

"E a vida? E a vida, o que é? Diga lá, meu irmão! Ela é a batida de um coração? Ela é uma doce ilusão? Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é, o que é, meu irmão? (...) Você diz que é luta e prazer. Ele diz que a vida é viver. Ela diz que melhor é morrer, pois amada não é e o verbo é sofrer. Eu só sei que confio na moça e na moça eu ponho a força da fé. Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser. (...)".

Viva! Sem medos e sem vergonha! A vida é um eterno aprendizado. Você nunca vai saber tudo, nem vai acertar sempre. Mas pode descobrir as suas verdades e a melhor maneira de ser feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi amiga,adorei a sua crônica.Continue assim postando suas crônicas e de prefêrencia post mais,toda semana eu entro pra dar uma espiadinha e to adorando.
Bjaum e mto sucesso vc merece!!!
Shélli!