8.6.05

Hoje é só hoje -

Você já se perguntou se você valoriza o dia de hoje? O dia de hoje em toda a sua plenitude, potencial, encontros, descobertas, detalhes, insights. A gente vive lembrando do desencontro de ontem, do que deixou de fazer, do que fez errado, do que deveria ter feito diferente; mas também daquele momento maravilhoso, da conquista festejada, das alegrias vivenciadas. Ou então se perde em planos para o futuro: em uma hora tenho que fazer isso, amanhã tenho que resolver aquilo, tenho, tenho, tenho...

Mas e o agora? Aquele olhar que você acabou de trocar, a palavra que acabou de proferir, o trabalho que está realizando? Pode parecer piegas, mas você olha pro céu ao sair de casa pela manhã? Percebe os cheiros à sua volta? Cumprimenta aqueles pelos quais passa ou encontra no elevador? Você percebe o que seu corpo está lhe dizendo ou lhe pedindo? Um exemplo bobo: quantas vezes você ficou horas com vontade de fazer xixi e adiou, sem motivos, a ida ao banheiro? Às vezes sem nem perceber que precisava ir ao banheiro!

Eu acredito que não passamos nem 50% do nosso tempo vivenciando o agora.

Você saboreia os alimentos na hora da refeição ou fica pensando no que aconteceu antes ou no que vai fazer depois? Você curte cada beijo, cada toque, na hora de ter uma relação sexual, ou fica preocupado se está fazendo direito, comparando com relações anteriores, pensando no que vai “ter” que fazer depois? Você dirige prestando atenção no trânsito, ou pensando que vai chegar atrasado, que vai precisar arrumar uma vaga pra estacionar, ou qualquer coisa do tipo?

Seria melhor pensar e viver o que está acontecendo agora. Você comeria menos e aproveitaria mais aquela deliciosa comida; transaria sentindo mais prazer e curtindo cada olhar, cada toque, cada movimento; não bateria o carro, não brigaria ou xingaria o motorista do carro ao lado, pensaria na vaga ao chegar próximo à rua onde precisa estacionar e se estressaria menos.

Viver o hoje é pensar, agir e sentir o agora, o já. Claro que precisamos planejar o futuro e relembrar coisas boas do passado. Mas façamos isso nos momentos de folga, ou nos momentos apropriados pra isso. Vamos curtir o hoje. Caminhar sentindo o corpo mexer, respirando corretamente, relaxando ombros, pescoço, cabeça. Nós vivemos com a cabeça cheia de coisas. De COISAS, mesmo. Muitas poderiam ficar pra depois, ou simplesmente serem deixadas de lado.

Vamos trabalhar pensando no que se está fazendo; conversar ouvindo o que o outro está falando; se exercitar sentindo a musculatura contrair e alongar; beijar sentindo aquele fogo gostoso subir pelo corpo; tocar a natureza e sentir sua força e energia; olhar pro céu e perceber a nossa própria pequenez e a grandeza deste mundo à nossa volta.

Há muito para ser vivido, curtido, saboreado. Mas só dá para fazer isso hoje. Portanto, seja feliz hoje! Já!

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom mana! que bom ter você de volta em casa! mas é isso que você escreveu mesmo, o lance é aproveitar hoje!

Beijos do Mano!

Anônimo disse...

nem preciso dizer nada né ...ou preciso ? Quer saber de coisa , vou dizer , se vc não aproveitar cada momento Senhorita Marina , você vai ver .. ;-) .
Seja feliz com cada momento e não se arrependa de nada que tenha feito ou que venha a fazer , se você curtiu e se sentiu realizada , este é o caminho ..

Bjos ...