20.6.05

Mandar ou liderar -

Muitas pessoas nascem com características de liderança. São os que apresentam os trabalhos na frente da sala no colégio, viram capitães de gincana, organizam festas, até chegarem a cargos de chefia dentro de suas profissões. Ser líder parece ser muito bom. Todos gostam de comandar, mandar. Mas ser um líder é muito mais do que mandar.

Ser líder é compreender todo o funcionamento da estrutura liderada, desde a parte material, execução, pessoas, até as conseqüências de cada ato tomado. Porque ser líder é saber comandar sem dar ordens; é saber organizar sem restringir; é saber decidir sem impor; é saber se colocar no lugar do outro e tratá-lo com como gostaría de ser tratado.

Um bom líder é respeitado sem precisar pedir respeito, porque sua postura e seus atos demonstram seu caráter e sua capacidade – o respeito acontece naturalmente. Um bom líder tem amizade com sua equipe e sabe valorizar o talento e a força de vontade de cada um. Um bom líder acredita e confia que as tarefas designadas serão executadas, pois ele dá a chance do outro mostrar seu valor.

Mas um líder também é um ser humano, também erra e também tem que ser capaz de admitir seus erros com humildade e resignação. A liderança é uma grande tarefa, uma grande alegria, mas também uma enorme responsabilidade.

E o líder não é só o chefe do trabalho. O chefe do lar, o pai ou a mãe, também são líderes.

Conheço líderes carrascos, egocêntricos e orgulhosos. Mas também conheço alguns amigos, companheiros, humildes e iluminados. Pessoas essas capazes de lhe abrir portas e lhe permitir crescer e aprender. Pois um bom líder não só coordena, mas ensina. Seja ele chefe ou pai.

Estar do outro lado, ser o subordinado, muitas vezes não é fácil. É preciso compreender as dificuldades, os encargos e a pressão que o superior sofre. Muitas vezes acontece de ele lhe cobrar algo, ou dizer algo, de uma forma que lhe magoe ou humilhe. Nessas horas é necessário saber percebê-lo como aquele ser humano que erra e saber perdoar. Pois um bom líder também sabe perdoar e dá sempre uma segunda chance.

Na convivência em equipe sempre ocorrem desafetos e desentendimentos, pois as pessoas são diferentes, pensam diferente e agem diferente, seja no escritório ou em casa. Ser líder é saber administrar essas diferenças e fazer do relacionamento em equipe um relacionamento saudável, produtivo e feliz. Por isso, aprender a ser líder é aprender a cultivar a felicidade no ambiente em que se convive. É ser otimista e positivo. Eu acredito que esse é um bom líder.

Nenhum comentário: