7.2.05

Mudança de vocabulário -

Acumular. Você já pensou em quanto essa palavra é negativa e prejudicial? Na minha opinião ela poderia ser excluída do nosso vocabulário. Ou você acha que acumular algo seja bom?

Acumular riquezas nos faz gananciosos, mesquinhos e egoístas. O dinheiro foi feito para ser usado, satisfazer nossas necessidades, trazer conforto e ajudar quem precisa. Poupar para construir uma vida melhor é totalmente justificável e necessário. Mas, depois de já termos tudo o que precisamos, acumular dinheiro em banco, ou carros na garagem, ou imóveis inutilizados, é egoísmo, é não compreender o princípio básico da vida que é a caridade e o amor ao próximo. Você pode dizer que acumula para seus filhos terem uma vida melhor do que a sua. Desculpe, mas, se você possui uma casa onde eles possam morar e tem condições de pagar seus estudos, tem o suficiente. Pois compreender o valor do dinheiro, assumir responsabilidades e construir o próprio caminho é um dos grandes aprendizados da vida. Ou você nunca teve conhecimento dos numerosos casos de herdeiros de grandes fortunas que tomam posse de seus bens e acabam perdendo o patrimônio deixado pelos pais?

Mas não falo só de acumular dinheiro. Acumular conhecimento é ruim. Conhecimento foi feito para ser transmitido; para ter e repassar. Se você acumula conhecimento para si, está sendo novamente egoísta. Quantos você poderia ensinar, quantas mudanças poderia promover, quantas descobertas poderia desencadear?

E amor? Você já pensou em acumular amor? Pára! Amor foi feito para ser dado. Amor guardado é a pior coisa que existe, chega a doer. Fora que ser amado é, simplesmente, maravilhoso. E comida? Imagine acumular reservas e mais reservas de alimentos? Se for na sua dispensa, provavelmente eles perderão a validade e serão desperdiçados. Se for no seu estômago, eles virarão gordura e, o que deveria lhe dar energia e saúde, lhe deixará doente.

Agora imagine acumular tempo? Ficar parado e poupar o tempo, como se ele pudesse ser usado depois. Chega a ser ridículo. É sentar, cruzar os braços e deixar a vida passar! Um amigo comentou que se pode acumular ar para um mergulho, por exemplo. Ar é algo necessário e positivo. Mas, será que é possível acumular o ar num cantinho do pulmão e utilizá-lo algumas inspirações depois? Não. O processo continua sendo o mesmo: inspiração, pausa e expiração. Neste caso, a palavra é retenção, não acúmulo.

Acumular significa fazer reservas que não têm utilidade, ou que, talvez, venham a ser consumidas em longo prazo. Mas, com tanta gente precisando, você vai acumular? Você pode ser útil! Pode ajudar e até melhorar a vida de outras pessoas. Seja partilhando seu dinheiro, conhecimento, amor ou até seu tempo.

Essa é a palavra que deve entrar em nossas vidas: partilhar. Partilhar significa dividir, doar. Partilhar é ser generoso, caridoso e humilde. Partilhar é ver no outro alguém igual a você, alguém com as mesmas necessidades e problemas. Partilhar é dividir o que você poderia acumular. Mas a satisfação de partilhar é indescritível. Partilhar é, sem dúvida, mais uma forma de cultivar a felicidade em nossas vidas.

Nenhum comentário: