12.2.05

Saudade, palavra triste –

Poucas são as palavras que têm um sentido tão forte e com tamanha abrangência quanto saudade. Esse simples vocábulo nos remete a sentir falta, carinho, admiração, respeito, tristeza, alegria, angústia, ansiedade, amizade, amor, etc.. Quando sentimos saudade, lembramos de alguém ou de algo que é extremamente importante em nossas vidas. Lembramos de coisas boas, coisas que nos fazem feliz.

Porque saudade é fechar os olhos e ver um sorriso, sentir um toque, recordar um perfume, ouvir uma sinfonia, perceber o gosto doce que ficou na memória; é ignorar a distância, sem ver o tempo passar; é dar risada sozinho, derramar uma lágrima, ou ter falta de ar; é valorizar detalhes; é querer tudo de novo.

E saudade dói - como dói! Dói porque parece perto, mas está tão longe. Dói porque ficou no passado, o que queríamos ter no presente. Dói porque esse raio dessa coisa chamada saudade é forte demais!

Mas a saudade não deixa de ser uma boa companheira. Ela só fala de momentos bons, de lugares belos, de pessoas amadas, de gestos de carinho. Ela nos lembra que precisamos buscar a felicidade e que não podemos desistir ou ignorar o que nos faz bem. Ela nos chama a tomar uma atitude, já que não dá pra viver só na saudade.

Há coisas que realmente ficam pra trás. Não podemos trazer de volta aqueles que já se foram, ou voltar para o que não existe mais. Mas podemos lutar para estar ao lado de quem amamos; podemos diminuir a distância ligando, escrevendo, revendo – mesmo que sejam fotos; podemos visitar; podemos pedir desculpas ou aceitar as desculpas; podemos mudar de emprego, de cidade; podemos não desistir.

Dizem que o que não tem solução, remediado está. Se não há o que fazer para diminuir a saudade, novos momentos virão para mostrar que há muito mais para se viver, lugares para se conhecer, paixões para se ter. Nada vai ser igual. Nada vai tomar o lugar do que passou. Mas alegrias e conquistas vêm nos dizer que precisamos olhar pro presente e planejar o futuro. Do passado, a saudade vai ser o lembrete de que a felicidade sempre fez parte de nossas vidas. E se possível, façamos tudo para não ficarmos só na saudade e vivermos - hoje! Agora! Já! – tudo aquilo que queremos e merecemos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Somplesmente adorei esta última cronica amiga , tem muito a ver com a fase que estou vivenciando ! Espero que logo coloques outras , pois adoro lê-las ! Bjs da amiga , Taísi .

Bonassoli disse...

Saudade é fechar os olhos e ver um sorriso, sentir um toque, recordar um perfume, ouvir uma sinfonia, perceber o gosto doce que ficou na memória; é ignorar a distância, sem ver o tempo passar; é dar risada sozinho, derramar uma lágrima, ou ter falta de ar; é valorizar detalhes; é querer tudo de novo.

Não poderia ser dito de forma melhor.

Anônimo disse...

bela crônica.
continuo ainda um fã.